A diretoria do ANDES-SN definiu a data e a cidade-sede do seu 43º Congresso. O evento, que reúne docentes de todo o país, acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025 em Vitória (ES). O encontro será organizado pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), e tem como tema central “SÓ O ANDES-SN NOS REPRESENTA: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”.
Considerado o principal evento anual do ANDES-SN, o objetivo do congresso é discutir pautas prioritárias para o fortalecimento da educação pública e para a defesa de direitos dos trabalhadores da educação, especialmente diante dos desafios sociais e econômicos enfrentados pela categoria.
A programação do congresso inclui mesas de debate, grupos de trabalho e discussões sobre temas centrais para o movimento sindical e a defesa de direitos. As atividades focam em políticas públicas, combate às opressões e fortalecimento do movimento docente. A convocação destaca a importância da participação ativa dos membros para construir estratégias de mobilização e resistência, em um contexto de disputas pela valorização e autonomia da educação pública no Brasil.
O 43º Congresso também é uma oportunidade de viabilizar e fortalecer pautas locais e nacionais, reafirmando o compromisso do ANDES-SN com a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Entre os temas da programação estão: I – Conjuntura e Movimento Docente; II – Planos de Lutas dos Setores; III – Plano Geral de Lutas; e IV – Questões Organizativas e Financeiras.
O credenciamento será realizado online até o dia 8 de janeiro de 2025 e as contribuições das seções sindicais e das e dos docentes sindicalizados para o Caderno de Textos deverão ser enviadas até 11 de dezembro de 2024.
Mais detalhes sobre as inscrições, a programação completa e os temas a serem abordados podem ser encontrados aqui.