Integrantes da diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG) se reuniram no fim da tarde de ontem (11/09) com o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli no Gabinete da Reitoria da UEPG.

O SINDUEPG saudou a nova gestão universitária, se mostrou preocupado com as questões universitárias que envolvem o trabalho docente e as estruturas disponibilizadas pela universidade, se colocou à disposição para colaborar na resolução das pautas de interesse conjunto, além de apresentar as principais demandas do sindicato para o momento.

O sindicato solicitou apoio da Reitoria na contratação de um plano de saúde para os docentes da instituição. O reitor informou que, em um primeiro instante, havia impedimentos legais para que a UEPG autorizasse descontos da mensalidade na folha, mas que o processo está em trâmite.

A diretoria sindical expressou a pressão que a categoria sofre por parte da comunidade acadêmica por um ambulatório no Campus Central que atenda professores, alunos, funcionários e outras pessoas que usam das dependências da UEPG. A Reitoria informou que estuda o deslocamento de um médico para atender em um ambulatório que deve ser montado em uma sala do Bloco A, a qual será reformada para cumprir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segundo a Reitoria, a previsão para o início das atividades do ambulatório, com equipamentos e pessoal especializado para o atendimento à comunidade fica para o primeiro semestre de 2015.

O SINDUEPG cobrou à Reitoria agilidade na resposta de informações solicitadas junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) sobre aposentadorias, composições salariais e outros assuntos de interesse sindical que foram protocoladas há mais de 30 dias. A Reitoria garantiu rapidez no retorno das questões requeridas à PRORH.

À Reitoria foi pedido apoio para a implantação do aumento adicional de titulação (ATT), conforme apresentado pelo sindicato anteriormente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O reitor disse que esta questão faz parte das reivindicações da universidade junto a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público. O SINDUEPG solicita aos candidatos ao governo que se comprometam com a implantação imediata do adicional.

Sindicato e Reitoria também discutiram os embates salariais das instituições de ensino superior estaduais e sinalizaram para a necessidade de tensionar reflexões mais detalhadas sobre a questão. Pelo sindicato, participaram da reunião os professores Marcelo Engel Bronosky, presidente; a vice-presidente, Gisele Masson; a primeira-secretária Maria Albertina de Miranda Soares; a segunda-secretária Carina Alves da Silva Carcoleto e Cíntia Xavier, representante do SINDUEPG no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).