Outubro chegou e, com ele, a incerteza do pagamento de mais uma parcela – terceira – de 7,14% – acordada com o Governo do Estado, no final de 2012, após uma onda de greves e paralizações realizadas pelos docentes das IEEs paranaenses. Muito embora tenhamos conseguido que esse acordo se transformasse na Lei 17280/2012, a história recente tem nos mostrado que o atual governo reluta em cumpri-la, como ocorreu ano passado, quando a parcela (segunda) foi paga somente no salário de dezembro, em caráter retroativo.

Os argumentos de que o Estado do Paraná não tem recursos não convencem. A imprensa divulgou, recentemente, investimentos na UEPG na ordem de cinco milhões de reais em infraestrutura e segurança. O Estado do Paraná tem ampliado sua arrecadação nos últimos meses em mais a 11%, como informou o Secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, ou seja, há recursos e o melhor investimento é na valorização salarial da categoria, bem como na ampliação de vagas de concurso (docentes e técnico-administrativos) e a imediata contratação dos já aprovados.

Cientes de que neste ano a mesma situação pode vir a ocorrer, o SINDUEPG está lançando a campanha de alerta aos professores ‘Estamos de olho na folha’. Precisamos estar mobilizados para, se necessário, tomar atitudes no sentido de garantir nossos direitos. A história nos ensina que somente através da luta é que obteremos avanços e, neste caso, não será diferente.

Cabe lembrar que, ao contrário dos anos anteriores, há fato novo: as eleições gerais. Isso significa que o lançamento na folha de pagamento do 7,14% será após dia 5 de outubro, com previsão para ocorrer até dia 23.

Convencidos de que nossos diretos só serão conquistados através da união de todos, estamos de olho na folha!