Os diretores do SINDUEPG, ADUNICENTRO, SINDIPROL/ADUEL, SESDUEM, ADUNIOESTE e SINDUNESPAR vão se reunir amanhã (04/02) em Curitiba, para analisar a última conjuntura imposta pelo governo do Paraná no tocante ao desrespeito aos direitos trabalhistas dos docentes, além do corte de verbas para as universidades. A reunião tratará também a possível nova legislação sobre a ‘autonomia universitária’ que o governo do estado discute com os reitores, sem a participação das comunidades universitárias.

As seções sindicais estão convocando assembleias nesta semana para debater indicativo de greve. O SINDUEPG fará sua assembleia na próxima quinta-feira (05/02).

A situação de crise, mesmo com os aumentos de arrecadação do estado, sugere que além de desrespeitar o pagamento do 1/3 de férias, o governo não pague a data-base em maio ao funcionalismo estadual.

Enquanto isso, o governador Beto Richa (PSDB) aumenta o seu próprio salário, o de seus secretários e dos deputados estaduais; aluga 8 carros para governadoria e gabinetes por 1,1 milhão só em 2015. Além do mais, a família Richa custa 1 milhão por ano aos cofres públicos só em salários e gratificações.

Com informações da ADUNICENTRO.