Na condição de representantes do SINDUEPG, os professores Gilson Burigo Guimarães e Marcelo Engel Bronosky e também professores de outras seções regionais do Andes/SN (ADUNIOESTE, SINDUNESPAR e ADUNICENTRO), estiveram nesta quarta-feira, 16/11, na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo foi o de buscar apoio de deputados no sentido do cumprimento da Lei 18.493/2015 – Data-base. No final da tarde, representantes de sindicatos ligados ao FES e do ANDES participaram de uma reunião na Casa Civil, com a presença dos Secretários da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, da Casa Civil, Valdir Rossoni.
Nesta reunião foi apresentada a decisão do governo pelo não pagamento das datas-base nos momentos previstos em lei, privilegiando o pagamento de progressões e promoções em atraso (2015 e 2016) e as previstas em 2017, além de questões específicas principalmente da rede básica de ensino. Um conjunto de medidas que não tem nenhum efeito para a categoria docente.
Nesta quinta-feira, professores do SINDUEPG seguem para Curitiba para participar de nova reunião com a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, marcada para as 9h00, na Assembleia Legislativa do Paraná. A expectativa é de que sejam discutidas medidas para fazer frente ao reenvio da mensagem que acompanhará a LDO/2017, a qual tornará sem efeito a Lei da data-base de 2015, ação já anunciada pelo Governo Richa. Os professores da UEPG seguem em estado de greve.