Representantes de quatro sindicatos de docentes de todo Paraná (UEPG, UEM, Unicentro e Unioeste) estiveram reunidos nesta segunda-feira (20) com o líder do Governo na Assembleia dos Deputados, Ademar Traiano – PSDB. O deputado se comprometeu com a comissão de professores a aprovar o projeto de lei que estabelece a equiparação salarial até a próxima quarta-feira (22). A medida não modifica a programação de greve nas Universidades Estaduais que nesta terça-feira (21) chega a Maringá e Cascavel.
A presidente do Sinduepg, Jeaneth Stefaniak, informa que a medida do líder do governo mostra boa vontade e que a pressão dos professores tem funcionado. O líder do governo na Câmara garante. “Até quarta-feira (22) aprovaremos o Projeto de Lei e encaminharemos para a sanção do governador”. Para isso,a sessão plenária da Assembleia será transformada em Comissão Geral dando condições para que o projeto seja aprovado em até três dias. As seções sindicais se comprometeram em realizar assembléias até sexta-feira com o objetivo de avaliar a possível aprovação do projeto de lei.
O deputado também se comprometeu com os docentes em intermediar a negociação do ATT (aumento dos índices de incentivo a titulação) e da ascensão à classe de titular sem concurso externo. Em seguida, o deputado Traiano telefonou para o Chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sesbatiani, e agendou reunião para tratar da mesma pauta.
A reunião com o Chefe da Casa Civil aconteceu ainda pela manhã, no Palácio Iguaçu. Luiz Eduardo Sebastiani confirmou o compromisso feito pelo deputado Traiano e disse que o Projeto será sancionado pelo governador assim que chegar à Casa Civil.
Quanto ao pagamento da primeira parcela, Sebastiani disse que o problema do Limite Prudencial está equacionado: “O governo conversou com representante do Tribunal de Contas e acertou o ajuste das contas necessário para honrar o compromisso com os docentes” disse.
Em seguida, Sebastiani perguntou sobre a greve. Os representantes do Comando disseram que a greve começou e que será suspensa com a aprovação e sanção do Projeto de Lei, conforme assegurado pelo deputado Traiano e pelo próprio Sebastiani. Quanto ao ATT e a mudança de ascensão para a classe de Titular, Sebastiani assumiu o compromisso de tratar deste assunto assim que os Sindicatos Docentes propuserem uma agenda de reuniões.
Durante a tarde o Comando de Greve acompanhou a leitura da Mensagem sobre o Projeto de Lei, documento anexo. O deputado Traiano também apresentou requerimento que transforma a plenária da Alep em Comissão Geral para análise e aprovação do Projeto de Lei nos dias 21 e 22 de agosto.