Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Sindicatos iniciam discussão de reivindicação para 2013 com governo do Estado

17/04/2013 às 12:12

Sindicatos Docentes das Universidades Estaduais do Paraná iniciaram nesta quarta-feira (17) os encontros com o governo do Estado para discutir um calendário de reivindicação para 2013. As seções sindicais que integram os cinco sindicatos filiados ao Andes/SN – Ponta Grossa (Sinduepg), Cascavel (Adunioeste), Guarapuava (Adunicentro), Paranaguá (Sindunespar) e Maringá (Sesduem) – estiveram reunidos com o Secretário de Ciência e tecnologia do Paraná, Alípio Leal, e encaminharam quais são as principais demandas dos professores nas Instituições de Ensino Superior do Paraná.

Reunião aconteceu na SETI em Curitiba

Os dirigentes sindicais do Sinduepg, que representam os professores da UEPG, defenderam junto com os demais colegas das seções sindicais do Andes/SN, as seguintes pautas: reformulação do Adicional de Titulação com acréscimo de 25% (Especialista 45%; Mestre 75% e Adjunto 100%); discussão sobre o professor titular, incluído no quadro de carreira docente; e também alterações na forma de pagamento de quinquênio aos professores de Ensino Superior.

O Sinduepg tem participado de discussões com docentes de outras Universidades do Paraná e também já realizou assembleia com os professores de Ponta Grossa que demostra necessidade urgente de rever estes pontos. “Temos outros pontos, mas junto dos colegas das demais Instituições de Ensino Superior estamos formando uma agenda conjunta, que busca dar força ao movimento docente” afirma a presidente do Sinduepg, Jeaneth Stefaniak.

Os docentes saíram da reunião com o compromisso de retomada do Grupo de Trabalho com um novo encontro no dia 15 de maio, quando deve ser discutido o impacto do ATT na folha de pagamento do Estado. “Os professores querem acumular esta discussão e avançar na qualidade de ensino o Paraná. Para isto será preciso discutir ponto a ponto como as mudanças podem modificar não só na folha do Estado, mas também em como isto vai reverter em melhoria na condição profissional do professor,” explica a vice presidente do Sinduepg, Luciane Grossi.

No encontro, os professores aproveitaram para cobrar do secretário a retirada das Universidades do decreto 7.599 que limita a autonomia das Universidades. O Secretário Alípio Leal voltou a afirmar que um novo decreto do Governo do Estado está sendo preparado e deve resolver a questão retirando as Universidades desta nova medida.

O secretário disse ainda que o cumprimento da data base para 1º maio está nas “perspectivas” do governo do Estado. Alípio lembrou a questão do “limite prudencial” mas disse que há “interesse” do governo do Estado no cumprimento da data base. Os sindicatos filiados ao Andes/ SN lembram que a reposição salarial está garantida em lei e não aceitarão passivamente o descumprimento deste direito.