SINDUEPG delibera em assembleia por mobilização no dia 21 de junho

15/06/2022 às 15:05

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG) deliberou na assembleia da última quinta-feira, 09 de junho, por mobilização dos docentes pela reposição da data-base. O ato marcado para o dia 21 de junho terá programação especial na UEPG Central e Campus Uvaranas. A proposta é tirar dúvidas dos docentes sobre o não pagamento da data-base pelo governo do Estado e sobre o prazo para sanção de um Projeto de Lei que pague a data-base em 2 de julho.

Para a professora Regina Stori, diretora do SINDUEPG, o momento de debate e cobrança é crucial. “O não pagamento da data-base é uma maneira de precarizar o trabalho dos professores e desvalorizar o servidor e a servidora pública. Nós vamos continuar acompanhando todo o processo, porém não há reposição sem mobilização, e por isso cada professor e cada professora são fundamentais na nossa luta”, afirma Stori.

A ação no dia 21 de junho foi indicada pelo Comando Sindical Docente (CSD) em reunião realizada no dia 30 de maio. Todas as seções sindicais das universidades públicas estaduais que integram o Comando realizaram assembleias com as bases sindicais para debater o assunto. Confira a decisão do CSD em: https://sinduepg.com.br/documento/74.

A data-base é a reposição da inflação para todos os trabalhadores e trabalhadoras e está garantida na Constituição Federal - no artigo 37 no inciso X. O texto da Constituição diz que anualmente todos os trabalhadores e trabalhadoras têm o direito à reposição da inflação. Relembre a luta pela data-base desde a greve de 2015: https://sinduepg.com.br/noticias/data-base-e-um-direito-e-vamos-continuar-lutando.