Sinduepg mantém atenção com pauta unificada de reivindicações dos professores

10/02/2011 às 02:12

Enquanto os professores se organizam e se preparam para iniciar o ano letivo 2011, o Sinduepg segue atento em relação as discussões do Fórum das Seções Sindicais Docentes das Instituições de Ensino Superior do Paraná. Com pauta reivindicações construída em 2010, os dirigentes das Associações Docentes mantém diálogo permanente com o governo do estado e permanecem lutando pela melhoria das condições de trabalho dos professores.
Baseadas nas decisões tomadas em assembleias dos docentes ao longo de 2010, as Seções Sindicais do Andes-SN estão debatendo e manifestando o pensamento dos professores.

Recentemente, diretores das Seções Sindicais participaram da primeira reunião com o novo titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. Na ocasião os dirigentes sindicais dos professores apresentaram proposta, que foi pauta ao longo de 2010, e trata de atualização no plano de carreira docente, com incentivo à titulação para professores adjuntos. "Esperamos que o novo Governo mantenha o compromisso que as universidades vem realizando na sociedade paranaense", diz o secretário geral da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (SESDUEM), Henrique Radomanski.

O secretário de Estado, Alípio Leal, manifestou disposição em dialogar com os diversos setores para manter e ampliar as políticas de ensino superior público no Paraná. "Vamos trabalhar com metas, mas estamos abertos ao diálogo", assegurou o titular da SETI. Leal defende, ainda, que a qualificação dos cursos de todo sistema estadual precisa ser levado a sério, lembrando o recente desempenho das universidades, conforme avaliação realizada pelo Ministério da Educação (INEP).

O presidente da ADUNICENTRO, Marcos Aurélio Fernandes, destacou a urgência em planejar a realização de concursos públicos para reposição do quadro docente e técnico administrativo das universidades, que registra defasagem em função de aposentadorias que nem sempre tiveram a devida autorização pelo Governo Estadual ao longo dos últimos anos.

O presidente da Seção Docente da Unioeste (ADUNIOESTE), Luis Fernando Reis, destacou a experiência de construção coletiva do atual plano de carreira docente, realizado em 2008, que contou com a participação dos dirigentes sindicais docentes, dos reitores das universidades e de técnicos do Governo Estadual. "Na ocasião, conseguimos avançar no diálogo e na formulação democrática de um projeto que depois foi aprovado na Assembléia Legislativa", lembrou Reis.
"O ensino superior estadual cresceu nos últimos anos, atendendo demandas das diversas regiões do Estado, e é fundamental fortalecer esta iniciativa", afirma o professor Cid Marcos Andrade,da UEM, lembrando que os editais de investimento à pesquisa não podem ser direcionados, e precisam ser públicos. Alípio Leal assegurou que a gestão da SETI terá visibilidade e publicidade. "Os recursos devem ser destinados preferencialmente às instituições públicas estaduais", defende Leal.

O ensino superior público paranaense conta, hoje, com sete universidades (UEL, UEM, Unioeste, UEPG, Unicentro, UENP e UEPR), onde estudam mais de 89 mil alunos, atuam 84, mil servidores técnicos administrativos e 7,2 professores. "A população sabe que as universidades estaduais fazem parte do cotidiano paranaense, seja pelos 262 cursos de graduação, 135 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além das atividades de pesquisa e extensão, que prestam serviços à comunidade. E isso precisa ser mantido e ampliado", explica a presidente do SINDUEPG, professora Cíntia Xavier.