Relembre outras reuniões:
https://sinduepg.com.br/site/?p=476 – Seti divulga impacto das planilhas de revisão salarial no orçamento estadual
https://sinduepg.com.br/site/?p=394 – Terceiro encontro discute cálculos do reajuste salarial dos docentes em dois cenários
https://sinduepg.com.br/site/?p=347 – Reunião do GT avança discussões sobre reajuste salarial dos docentes
O último encontro ocorreu nesta quinta-feira, 30/06, na Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com a presença dos representantes docentes, da Seti e do próprio secretário Alípio Santos Leal.
Durante sua fala, o assessor técnico da Seti, Décio Sperandio, explicou que o incentivo pelo adicional de titulação é um ponto consensual no grupo e a metodologia para agora em diante será formular o relatório com a proposta final. Desta forma, o relatório poderá ser defendido pelo grupo, mais o secretário Leal, em reuniões com as outras secretarias do Estado e, também, com o governador, Beto Richa.
Ao longo do encontro, o grupo debateu os dois cenários previamente apresentados (https://sinduepg.com.br/site/?p=476) e sinalizou o desenvolvimento de uma proposta com os seguintes parâmetros:
– Equiparação do salário dos professores com os dos técnicos das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES);
– Adicional de Titulação (45% para especialistas, 70% para mestre e 100% para doutor);
– Isonomia com o salário dos técnicos ainda que ocorram mudanças nos mesmos.
A partir disso, formou-se uma Comissão de redação para que seja redigida a proposta. Os professores Luiz Fernando da Apiesp, Luiz Fernando Reis da Adunioeste, Henrique Radomanski da Sesduem, Jacob dos Sindicatos Mistos, Denny William da Adunicentro e dois representantes da Seti, Aroldo Messias e Décio Sperandio, se voluntariaram para desenvolver o relatório da proposta. A comissão terá até o dia 12/07 para desenvolver o texto que, então, será assinado por todos e encaminhado.
Em sua fala, o secretário explicou que a partir do momento que a proposta for encaminhada, ela se tornará uma meta para a Seti. Nas reuniões com as demais secretarias, o secretário disse que buscará a mudança imediata de cenário. Além disso, ele também mencionou a importância que a educação tem para o governo atual e o GT formado é permanente, para que sempre exista esse canal de diálogo entre os docentes e o estado.