A seção sindical dos docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) aderiu à campanha por eleições pacíficas no Paraná. A iniciativa, comandada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), visa assegurar que as Eleições Municipais de 2024 aconteçam de maneira segura, justa, inclusiva, e livres de assédio eleitoral, desinformação e discursos de ódio.

A inclusão do Sinduepg como entidade parceira aconteceu na última terça-feira, 12, no Grande Auditório da UEPG, durante o lançamento do programa ‘PG contra a desinformação nas eleições 2024’, ação coordenada pelo projeto de extensão da universidade ‘Combate à Desinformação nos Campos Gerais’.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, é essencial que as entidades ligadas aos interesses sociais participem destes espaços democráticos. “O Sinduepg tem um compromisso de combater a produção e a propagação de notícias falsas, a produção e a propagação da desinformação em toda a sociedade. Como instituição vinculada a docentes de uma universidade pública, o compromisso com a verdade e o compromisso com o conhecimento científico é algo que é da própria essência do nosso sindicato”, pontua.

PG contra a desinformação nas eleições 2024

Esta é a campanha que busca desenvolver ações possíveis e solidárias para combater a desinformação, em consonância com a legislação vigente durante o período eleitoral municipal. A iniciativa é do projeto de extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais.

O evento de lançamento da campanha aconteceu no dia 12 de agosto no Grande Auditório do campus central da UEPG e teve a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, além dos representantes das candidaturas à Prefeitura do município e diversas entidades da sociedade civil. O coordenador do Programa Nacional de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), Victor Durigan, participou de forma remota. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Agência de Jornalismo UEPG.

Foto: Divulgação TRE-PR

A próxima proposta da iniciativa ‘PG Contra Desinformação’ é o debate eleitoral entre as cinco candidaturas do município. O evento está marcado para o dia 28 de agosto, às 19h30, no Grande Auditório do campus central da UEPG. O debate também contará com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Agência de Jornalismo UEPG e retransmissão pela TV Comunitária de Ponta Grossa (Canal 17 – Claro TV).