Assembleia será na próxima quarta-feira, 24 de julho, no miniauditório do campus central. | Foto: João Guillherme Castro / Sinduepg

A diretoria do Sinduepg, seção sindical que representa os docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, convoca para a próxima quarta-feira, 24, todos os professores para Assembleia Geral Extraordinária no miniauditório da universidade (Sala B-108 / Campus Central). O encontro tem como pauta os informes sobre a data-base de 2024, que ainda não foi aprovada pelo governo estadual, e uma paralisação das atividades por um dia na universidade. A primeira chamada está marcada para às 16h30 e a segunda chamada às 17h.

Todos os servidores do poder Judiciário e Legislativo, além dos servidores do Tribunal de Contas (TCE-PR) e policiais militares já tiveram suas revisões salariais aprovadas pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Somente os servidores do poder executivo, que entre outros profissionais inclui os professores das universidades estaduais do Paraná, não tiveram seus salários reajustados, conforme diz a Lei Estadual 15.512/2007. “Esse problema se soma a outro, que é o fato de que desde governos anteriores, mas mantido ainda no governo atual, essa revisão anual não tem ocorrido de forma integral desde 2016. Então se somam perdas inflacionárias que hoje representam um percentual significativo no salário dos docentes”, destaca o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos.

Na última assembleia, realizada no mês de junho, os docentes também iniciaram um debate sobre uma possível paralisação das atividades na universidade. Esta ação será discutida novamente na próxima quarta-feira e, caso aprovada, a data da paralisação será definida em comum acordo entre os docentes. “Essa paralisação será para discutir os assuntos que estão pendentes enquanto direitos, entre eles a data-base e as perdas acumuladas de anos anteriores”, finaliza Volney.

O sindicato ressalta que é imprescindível a presença de todos os docentes da UEPG e reforça o pedido de que, se possível, os docentes reagendem suas atividades e participem da assembleia. Este será o principal espaço de discussão e de repasse de informações sobre a data-base de 2024.