67º CONAD: Sinduepg participa de plenária em Belo Horizonte – Divulgação ANDES

A Seção sindical dos docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg), participou do 67° Congresso Nacional do Andes (Conad) entre os dias 26 e 28 de julho. O evento, que teve como tema “Fortalecer o ANDES-SN nas lutas por mais verbas para a educação, salários e em defesa da natureza”, reuniu 79 delegados e 189 observadores de 81 seções sindicais do Brasil em Belo Horizonte.

O professor Alessandro de Melo, do departamento de Educação, representou o Sinduepg durante os dias do evento e destacou a elaboração e a pluralidade do evento. “O evento foi super bem organizado pelo CEFET e os debates foram muito plurais em apresentar a diversidade de perspectivas existente no ANDES, o que é importante para a forma da democracia sindical”, pontua.

O 67º CONAD teve como objetivo cumprir o papel de Conselho Fiscal do ANDES-SN e atualizar o Plano de Lutas aprovado no 42º Congresso Anual do ANDES-SN, realizado em Fortaleza-CE, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024.

Sobre o 67° CONAD

O CONAD foi organizado em três turnos diários, começando às 9h e terminando entre às 22h e 22h30. No primeiro dia, a Plenária de Abertura ocorreu pela manhã, seguida pela Plenária de Instalação à tarde. Durante essas plenárias, além das falas institucionais, houve uma análise de conjuntura que abordou, principalmente, a greve das IES federais. Essa análise gerou debates acalorados sobre as diferentes interpretações do movimento grevista e as estratégias a serem adotadas frente ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o professor Alessandro de Melo, os debates revelaram três principais posições: a moderação, que defende uma postura menos radical em relação ao governo Lula para evitar favorecer a extrema direita; a crítica radical, que avalia o governo Lula semelhante aos governos de direita no tratamento do funcionalismo público, especialmente dos professores; e ainda um grupo que justifica a saída da greve pela falta de condições de continuidade e decisão da base. “Apesar das divergências, houve consenso de que a greve teve sucesso político na mobilização da categoria docente e fortaleceu o ANDES-SN”, concluiu o professor.

Entre os temas debatidos, destacaram-se:

• A luta pela recomposição do orçamento federal para o ensino superior.
  • A defesa das IEES e a necessidade de nacionalizar suas lutas.
  • A criação do GT-Oposições para enfrentar a PROIFES-Federação.
  • A luta contra a criminalização da luta docente.
  • A oposição ao PL 1904/24, que criminaliza o aborto.
  • A campanha “Sou docente antirracista”, lançada no Armazém do Campo do MST em Belo Horizonte.

As deliberações do 67º CONAD foram sintetizadas na Carta de Belo Horizonte, lida na noite de 28 de julho no auditório do Campus Nova Suíça do CEFET-MG. A carta pode ser lida aqui e no site do ANDES-SN.