35º Congresso Nacional do Andes demonstra preocupação com terceirização e precarização nas universidades

31/01/2016 às 07:01

Encerrou neste sábado, 30 de janeiro, o 35º Congresso Nacional do Andes, que neste ano aconteceu em Curitiba. O SINDUEPG esteve presente no evento com dois representantes. Sob a temática da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores, o professor Manoel Moabis, que esteve presente no evento, destaca que a precarização da atividade docente e a contratação de profissionais terceirizados foram preocupações que estiveram presentes nos debates do congresso. Em tempos em que os direitos e as relações de trabalho dos docentes sofrem ataques diários, o ANDES e delegados sindicais presentes no 35º Congresso demonstram estarem afinados com a realidade das universidades e luta dos docentes. Os delegados deliberaram como ação para política nacional o fortalecimento da luta conjunta com as demais categorias e movimentos sindicais e populares, os docentes aprovaram intensificar a participação dos ANDES-SN nos espaços de construção das mobilizações com os setores classistas e populares. Na última tarde do evento ocorreu também o registro da chapa que concorrerá a diretoria nacional do ANDES para o biênio 2106/2018. A chapa “Unidade na Luta” tem como candidata a presidente Eblin Farage, da Universidade Federal Fluminense (UFF), candidato a secretário-geral Alexandre Galvão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e a tesoureiro Amauri Fragoso de Medeiros, da Universidade Federal de Campina Grande. Como determina o regimento aprovado, serão eleitores todos os docentes que estejam sindicalizados até o dia 12 de fevereiro de 2016 e que estejam em dia com as suas contribuições até o dia 7 de março deste ano. As eleições serão realizadas em todas as seções sindicais do ANDES-SN nos dias 10 e 11 de maio de 2016.