CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA UEPG

28/06/2019 às 08:06

Prezado(a)s Estudantes,

Nós do SINDUEPG sabemos o quão bravos e lutadores são nossos alunos. Estiveram conosco nas diversas lutas recentes, #15M, #30M e #14J, na defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência. Nunca esquecemos da bravura de vocês nos protestos e no momento da ocupação estudantil, em 2016, contra ataques educacionais do Governo Federal, quando saíram em unidade com o movimento estudantil nacional na defesa da Educação Pública e Gratuita neste País, assim como nas lutas contra os desmontes das Universidades Estaduais por Governos do Paraná em diversos momentos.

Sabendo que temos um excelente corpo discente, aliado aguerrido nas lutas sociais, nossa tarefa de esclarecimento neste momento se torna mais simples. Nem por isso podemos deixar de mais uma vez nos comunicar diretamente com nossos estudantes e aproveitar a oportunidade para pedir solidariedade nesta luta tão importante que enfrentamos.

Como todos sabem, a(o)s professora(e)s da UEPG, democraticamente, deliberaram em assembleia, no dia 26/06, pela deflagração de greve por tempo indeterminado na UEPG.

Este movimento paredista não é repentino. Temos denunciado há muito tempo os diversos ataques que sofremos dos Governos do Paraná, os quais precarizam nosso trabalho e comprometem a qualidade do ensino ofertado a vocês. Esses duros golpes não são exclusividades voltadas apenas para as Universidades Públicas, mas a todos os serviços públicos, como Educação Básica e Saúde.

Os servidores do Estado do Paraná tentam dialogar com o Governo Ratinho Jr (PSD) desde sua posse a fim de apresentarmos nossas demandas. Infelizmente um débil canal de comunicação somente se abriu após a greve unificada do funcionalismo estadual no dia 29 de abril (data de luta que marca a desprezível e revoltante repressão do governo Beto Richa contra os servidores em defesa de suas aposentadorias em 2015).

Esgotadas as negociações com os sindicatos dos servidores, nada de concreto foi proposto pelo governo para atender nossas reivindicações. Portanto, os servidores estaduais foram obrigados a entrar em greve. Pleiteamos nosso direito constitucional de reposição das perdas inflacionárias que desde de janeiro de 2016 já ultrapassa os 17%. Também exigimos o arquivamento do PLC 04/2019 (Lei de Eficiência de Gestão do Estado - LEGE) que ataca os serviços públicos em geral e os trabalhadores do estado em particular, por congelar os gastos sociais por 20 anos. É importante salientar que os gastos com o sistema financeiro (pagamentos de juros e amortizações da “dívida” pública), bem como as generosas isenções fiscais para mega empresários multimilionários vão continuar vicejando.

Além das questões que afetam todo o funcionalismo público estadual, há ataques específicos e bem recentes ao ensino superior. A Superintendência de Ciência Tecnologia (SETI), na pessoa do superintendente Aldo Bona, apresentou um anteprojeto de lei que pretende acabar com a limitada autonomia das universidades paranaenses, forçar que estejam a serviço do mercado e não da sociedade e ainda, escancaradamente, abrir caminho para privatização das mesmas. Aldo Bona, ex-reitor da Unicentro, é parceiro de Ratinho Jr na precarização de serviços públicos.

Sabemos que o momento para esta deflagração de greve não parece ser o mais oportuno. Entretanto, não temos alternativa. Estamos em unidade com os professores da rede básica e demais servidores na luta. Não podemos deixar de denunciar que Ratinho Jr e seus aliados estão traindo a população que os elegeu para governar para o povo. Está ficando cada vez mais claro a quem eles servem: aos ricos e poderosos que querem privatizar a aposentadoria, a saúde e a educação.

Não é fácil interromper nossas atividades docentes. E não a fazemos de forma leviana, mas muito conscientes e convictos de nosso dever. Não podemos nos eximir do nosso ferrenho compromisso com a defesa dos serviços públicos e da educação pública. Paramos hoje para que nossa universidade exista e cresça amanhã.

Mais uma vez pedimos apoio e a solidariedade de nossa(o)s estudantes, razão primeira de nosso trabalho, para que possamos somar força nesta refrega e vencer o mais brevemente a batalha em prol do bem comum.

Unidxs na luta!

Direção do SINDUEPG

Ponta Grossa, 27 de junho de 2019.