Confira como foi o quinto dia de greve na UEPG

20/10/2016 às 10:10

Docentes grevistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estiveram em Curitiba nesta quarta-feira (19), para dialogar e entregar materiais com a pauta da greve das Universidades Paranaenses aos deputados e acompanhar a Sessão do Plenário na Assembleia Legislativa. A atividade marcou o quinto dia de greve docente na UEPG.

Durante a Sessão do Plenário os grevistas da UEPG, Unioeste e Unespar carregaram cartazes e faixas com mensagens contrárias à mensagem 043/2016, que propõe a suspensão da reposição salarial dos servidores públicos paranaenses. Os docentes se manifestaram durante a sessão entoando palavras de ordem como “Romanelli, eu avisei, o Beto Richa não cumpre a lei” e “da inflação, reposição”.

Em discurso no plenário, o Deputado Estadual Professor Lemos (PT) lembrou que em maio desse ano os servidores do Poder Judiciário receberam o reajuste da data-base sem atraso e sem desculpas de falta de verba. “No momento em que o governo precisa cumprir a lei e o acordo feito há um ano com a categoria ele diz não ter verba e planeja dar um calote nos servidores”, diz.

Representantes dos comandos de greve docentes das Universidades e do Fórum das Entidades dos Servidores do Paraná estiveram reunidos com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e com o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo. Na reunião, os sindicatos desmontaram o discurso do governo de que não haverá dinheiro em caixa para o cumprimento da lei da data-base.

O assessor econômico do ANDES, Cid Cordeiro, utilizou dados oficiais da Secretaria da Fazenda, disponíveis do Portal da Transparência, para demonstrar que a arrecadação no Paraná, de janeiro a setembro, teve um crescimento de 10% em relação a 2015. A partir desse número e outros dados expostos na reunião, a conclusão é de que o governo teria dinheiro suficiente para honrar o reajuste da data-base.

Veja mais fotos aqui

AGENDA DE QUINTA-FEIRA (20)

7h – Piquete nas entradas da UEPG (Campus Central e Uvaranas)

13h - Piquete nas entradas da UEPG (Campus Uvaranas)