Conselho Universitário Ignora Sugestão do Sinduepg e aprova Calendário Acadêmico

26/06/2015 às 01:12

Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa participaram da reunião do Conselho Universitário na tarde de hoje (25), com a intenção de propor um calendário que considerasse a formação acadêmica como prioritárias, bem como não discriminasse os docentes que exerceram seu direito de greve. “Estaremos atentos e vigilantes se ações de discriminação ocorrerem com docentes que estiveram em greve”, alerta Marcelo Bronosky – presidente do Sinduepg.

Na reunião, o conselheiro Luis Fernando Cerri propôs que fosse definido um calendário parcial, para os três primeiros meses, e, na sequência, o conselho universitário realizasse uma consulta envolvendo a comunidade universitária, a fim de identificar as demandas de cada departamento para a proposição do calendário para o segundo semestre.

Por outro lado, a proposta defendida pela administração da UEPG e aprovada pelos conselheiros foi de um calendário para o ano todo, considerando férias em janeiro e retomada das aulas em fevereiro, com encerramento das atividades de 2015 na primeira semana de março de 2016.

Os docentes consideram (entendem) que a proposta de recesso em janeiro pode ser considerada como algo que rompe com o critério estabelecido pelo comando de Greve, uma vez que separa o 4º bimestre em períodos distintos, com interstício de um mês, sem contar o recesso de fim de ano e carnaval.

Além desse problema no 4º bimestre, o Comando de Greve se preocupa com a proposta de manutenção do vestibular de verão para 14 e 15 de dezembro de 2015, considerando que as escolas estaduais ainda não terão seu calendário de 2015 concluído. Segundo o pró-reitor de Graduação, Miguel Arcanjo, a data foi definida a partir de consulta à chefe do Núcleo de Educação, que, segundo ele, não vê problema com a data do vestibular.