Em defesa do uso público da UEPG

02/10/2014 às 10:12

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG) repudia o cerceamento do uso do espaço público da Universidade Estadual de Ponta Grossa, mesmo em finais de semana, por entender que um espaço público é aquele que é de uso comum. Uma universidade, além de ser um ambiente de formação acadêmica, é um local de encontros e relações, de convívios e trocas, os quais propiciam o desenvolvimento de uma cultura agregadora e o compartilhamento de diferentes valores e conhecimentos nas mais diversas áreas.

Estudos dão conta de que a abertura de instituições educativas à comunidade promove a redução da violência, além disso, iniciativas coletivas em torno da realização de atividades culturais, esportivas e recreativas trazem benefícios para os grupos envolvidos pelo fato de se desenvolver habilidades individuais e sociais imprescindíveis para a formação humana. A universidade deve valorizar a integração e a sociabilização.

O SINDUEPG apoia tais atividades e repudia qualquer ação que impeça o uso de espaços públicos e que infrinja os preceitos de uma gestão democrática.