EM MEIO AO CAOS, DEPUTADOS DO NOVO BUSCAM MANEIRAS DE ANIQUILAR O TRABALHADOR

03/04/2020 às 09:04

Durante a maior crise econômica, de saúde e de segurança social, deputados surpreendem indo na contramão da solidariedade e empatia aos trabalhadores e pessoas carentes. Desta vez, o ataque veio forte dos deputados do Partido Novo (velhos defensores do grande capital), que protocolaram um aditivo à PEC 10/2020 (“PEC da Guerra”), propondo a redução dos salários dos servidores públicos durante a pandemia da Covid-19. A Proposta de Emenda à Constituição 10/2020 “institui regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento da calamidade pública nacional decorrente de pandemia internacional e dá outras providências”, segundo a emenda.

Enquanto muitos brasileiros buscam maneiras de sobreviver e aguardam a liberação de auxílio de R$ 600 do governo para comer, escancarando o caos, deputados do Partido Novo sugerem que categorias de servidores públicos paguem a conta da pandemia.

Em análise de Marcelo Sitcovsky, professor do Departamento de Serviço Social da UFPB, sobre dados do Ministério do Trabalho acerca de servidores federais em geral e Regime Jurídico Único, ele expõe que em 2019 a despesa com pessoal foi de R$ 180,41 bi. Dentro de um contexto que considera orçamento de aproximadamente R$ 3 tri, é gritante a injustiça e desumanidade da sugestão dos deputados. O professor defende que a redução de salários é um “desastre para a economia do país”, já que os salários de servidores públicos retornam aos cofres públicos em tributos e contribuições, por meio de consumo.

Importante lembrar que o Banco Central repassou R$ 1,2 bi para instituições bancárias que, com certeza, não dependem desse "socorro" para botar comida na mesa. Com a bandeira da inovação e avanço econômico, o partido mostra a verdadeira face: aquela que passa por cima do trabalhador e da vida da população em prol do mercado financeiro.

É uma verdadeira PEC da guerra contra os trabalhadores do Brasil. Esta emenda constitucional vai permitir que vultosa soma de recursos públicos passem para o mercado financeiro de forma facilitada.