Entidades de PG realizam campanha de coleta de assinaturas ao Plebiscito Constituinte

02/09/2014 às 10:12

Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras, somente o Congresso Nacional pode convocar Plebiscitos. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizarPlebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.
“Precisamos mudar ‘as regras do jogo’, mudar o Sistema Político Brasileiro. Como não esperamos que esse Congresso ‘abra seus ouvidos’ partimos para a ação, organizando um Plebiscito Popular que luta por uma Assembleia Constituinte, que será exclusivamente eleita e terá poder soberano para mudar o Sistema Político Brasileiro, pois somente através dessa mudança será possível alcançarmos a resolução de tantos outros problemas que afligem nosso povo”, explica a coordenação da campanha.

Em Ponta Grossa, na quarta-feira (03/09), o Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR-UEPG) coordena um espaço de votação no pátio central do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, entre as 11h e 13h30 juntamente com uma edição do programa Rádio Resistência.
Já o SINDUEPG coletará assinaturas no Restaurante Universitário e na Central de Salas, Campus de Uvaranas da UEPG, na quinta-feira (04/09) na parte da manhã. Na sexta-feira (05/09), o SINDUEPG receberá assinaturas na sede da entidade durante o horário comercial.
O Plebiscito Constituinte também pode ser assinado online, aqui. Orientamos aos assinantes que escolham apenas uma opção de votação – urna ou online –, visto que aqueles que votaram nos dois modos terão sua contribuição invalidada. O Plebiscito vai até sete de setembro.
Confira os locais de coleta de assinatura:

Quarta-feira (03/09)
Praça Central da UEPG Campus Central – das 11h às 13h30 (em frente do Departamento de Jornalismo)

Quinta-feira (04/09)
Central de Salas Campus de Uvaranas da UEPG – das 8h30 às 11h30
R. U. do Campus de Uvaranas da UEPG – das 11h40 às 13h

Sexta-feira (05/09)
SINDUEPG – Horário comercial – (Alameda Nabuco de Araújo, 500, Uvaranas)