Famílias Sem Terra ocupam área da Araupel no Paraná

22/07/2014 às 11:12

Cerca de três mil famílias Sem Terra do Acampamento Herdeiros da Luta 1° de Maio ocuparam a Fazenda Rio das Cobras, da empresa Araupel, localizada entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, no Paraná. Segundo os Sem Terra, a área foi grilada pela empresa, que atua na exportação de madeira de floresta nativa e de madeiras plantadas. As famílias reivindicam a desapropriação da fazenda de cerca de 35 mil hectares para a Reforma Agrária.
Para a Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a área ocupada é uma das melhores terras do Brasil, e a Araupel a usa apenas para produzir madeira de exportação. A justificativa para a destinação da Fazenda à Reforma Agrária, segundo o Movimento, é a de que a empresa está instalada de forma irregular no local. No início de julho, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná formalizou o pedido de nulidade da área na 3ª Vara Federal de Cascavel, por existirem dúvidas jurídicas sobre a legitimidade do título de propriedade por parte da empresa.
O SINDUEPG apoia a luta das famílias Sem Terra pela posse de terras ocupadas ilegalmente por empresas privadas e sua destinação à Reforma Agrária para produção alimentícia, se preocupa e se mantém vigilante aos atos de violência empregados por policiais e milicianos contra o Movimento.