Greve docente conquista avanço na pauta de reivindicações

11/03/2015 às 09:12

Em reunião na manhã de ontem (10/03) com o líder do governo na Alep, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, e o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o movimento docente em greve avançou em alguns pontos da pauta de reivindicações, como a extinção do decreto sobre autonomia e o compromisso assinado de que o governo não fará investidas contra o fundo previdenciário. “Trata-se de uma vitória dos servidores que, em greve, fizeram o governo recuar de suas investidas contra direitos adquiridos”, afirma Volney Campos, membro do comando de greve.

Além do recuo, o governo se comprometeu a discutir com o movimento docente, em um prazo de 60 dias, os seguintes itens:

- o cancelamento do Meta 4 na UENP e UNESPAR;

- concursos para contratação de docentes;

- a exclusão dos docentes universitários do Decreto 446/2015 (afastamento para o exterior);

- a alteração do percentual do Adicional Titulação Docente (ATT);

- e forma de ingresso na classe de Professor Titular.

Estas questões serão objeto de discussão com a categoria docente em assembleia agendada para amanhã (12/03), às 9 horas, no Grande Auditório da Reitoria (Campus Central da UEPG). “A aprovação desta agenda nos coloca numa situação mais favorável para debater os problemas das IEE’s do Paraná, uma vez que passamos de uma agenda negativa e regressiva para uma agenda que contém pontos fundamentais definidos pelo movimento docente”, avalia Volney.