Mesmo com manifestações contrárias, Conselho Universitário mantém calendário acadêmico

10/08/2015 às 01:12

Na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto, o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se reuniu para avaliar proposta de alteração do calendário acadêmico enviada pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e  SINDUEPG.

A proposta encaminhada previa que o período de férias fosse no mês de fevereiro de 2016, após a conclusão do ano letivo de 2015, que deveria ocorrer no final de janeiro de 2016,  garantindo que as atividades acadêmicas não fossem descontinuadas por 41 dias (recesso de Natal e final de ano + 30 dias de férias).

O Conselho Universitário votou pela manutenção do calendário acadêmico da forma como está, com aulas até 23 de dezembro, retorno no dia 3 de fevereiro de 2016 e término do ano letivo de 2015 em 12 de março de 2016, após os exames finais.

Essa decisão vai na contra mão do desejo demonstrado pelos estudantes da UEPG, que no dia 8 de junho, representados por seis centros acadêmicos constituídos em torno do Conselho de Entidades de Base (CEB), definiram por unanimidade a posição contrária a interrupção do calendário.

A vice-presidente do SINDUEPG, Gisele Masson, destaca os prejuízos da manutenção do calendário atual. “A interrupção do bimestre em janeiro é prejudicial no sentido didático-pedagógico. Nós não podemos apressar a formação dos estudantes por questões de caráter individual. As decisões devem levar em conta a qualidade do ensino”, afirma.

A decisão, além de prejudicar a comunidade acadêmica da UEPG, também afeta negativamente os alunos de escola pública que pretendem ingressar na universidade no próximo ano. Isso porque o atual calendário acadêmico prevê a realização do vestibular de verão em dezembro, período em que os alunos do ensino médio ainda não estarão com o conteúdo finalizado.