Nota de apoio aos estudantes da UFPR

03/09/2015 às 10:12

Nos últimos anos, estamos vivendo uma série de cortes e dificuldades no Ensino Superior tanto em âmbito estadual quanto federal. Foram vários os cortes de verbas que as Universidades Estaduais do Paraná sofreram e as Federais também.   Em um ano em que a crise não consegue mais ser blindada no país, quem está pagando as contas são os trabalhadores e os serviços públicos.

São diversas as Universidades Federais em Greve e com diversas dificuldades de funcionamento. No início desta semana, mais de 150 estudantes decidiram por ocupar a reitoria da Universidade Federal do Paraná. Desde então, eles vêm sofrendo repressão e ameaças por parte da Reitoria que não se dispõe a sentar e negociar com os estudantes. Sem água e sem luz, os estudantes resistem e ocupam de forma legítima o prédio administrativo da Reitoria. São quase 12 bilhões de corte, bolsas atrasadas e verbas da pós-graduação reduzidas à um mínimo.

Nós do SINDUEPG entendemos como legítima a mobilização estudantil e quando a Educação não funciona, ocupar se torna um direito e um dever.