Nota do Comando de Greve dos Professores sobre a Ocupação da Reitoria da UEPG

20/10/2016 às 03:10

O Comando de Greve dos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa manifesta apoio ao movimento estudantil desta universidade que deliberou - em assembleia pública e legitimamente convocada pelo Conselho das Entidades de Base - pela greve estudantil e pela ocupação da UEPG, na última segunda feira, (17). A decisão foi efetivada com a ocupação da reitoria nesta quarta-feira (19). Entende-se, por isso, que a autonomia dos estudantes deve ser respeitada e a integridade deles, protegida.

O comando de greve dos professores também manifesta preocupação com a forma de condução administrativa e política de todo o processo pela reitoria da UEPG. Fechar todos os espaços e impedir a entrada dos estudantes no prédio da reitoria colocou em risco o patrimônio físico e a integridade de servidores, professores e estudantes, gerando enfrentamentos e excessos que poderiam ser evitados. A ação dos estudantes de entrar forçosamente no espaço administrativo público ocorreu após tentativas de fazê-lo pelas vias normais.

O processo de criminalização dos estudantes, ao invés da busca pelo diálogo e pela pacificação dos ânimos, impede qualquer tipo de resolução do impasse que os governos estadual e federal impuseram. Por isso, os professores que integram o comando de greve apelam para que as reivindicações dos estudantes sejam ouvidas e respeitadas, e que o diálogo seja imediatamente reestabelecido.

Ponta Grossa, 20 de outubro