Primeira semana de greve dos docentes da UEPG encerra com adesão superior a 90%

19/05/2023 às 11:35

O quinto dia de greve dos professores e professoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa iniciou com piquetes nos dois campis da UEPG, Centro e Uvaranas. À tarde o Comando de Greve se reúne a partir das 14h na sede do Sinduepg para debater estratégias de mobilização. No início da noite, os docentes fazem novos piquetes e panfletagens na Universidade.
O Comando de Greve estima que a adesão à greve passa de 90% em Uvaranas e 95% no Campus centro. Além do Sinduepg, docentes filiados ao Andes S/N também deflagraram greve nas demais universidades Estaduais do Paraná: UEL, UEM, Unioeste, Unespar, UENP e Unicentro. A categoria cobra um plano de recuperação das perdas salariais, que já corroeram 42% do poder de compra no bolso do professor universitário e acumula salários congelados desde 2016.
Em assembleia na tarde de ontem, 18, os professores e professoras da UEPG avaliaram o movimento e as perspectivas de pressão ao governo do Estado por uma proposta de repor as perdas salariais.
No início da próxima semana, representantes do Comando Sindical Docente, irão para Curitiba fazer novos contatos com os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná e avançar na construção de uma mesa de negociação.