Professores da UEPG aprovam paralisação das atividades na próxima terça-feira

16/08/2023 às 20:19

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 16, os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovaram, por unanimidade, um dia de paralisação das atividades docentes na próxima semana. O ato, que será na terça-feira, 22, deve reunir diversas ações, como painéis temáticos e diálogos com toda a categoria. A mobilização vai em consonância com as demais seções sindicais do Paraná.

Além dos atos em Ponta Grossa nos dois campi da UEPG, o Sindicato dos Docentes (Sinduepg) deve participar de ato coletivo em Curitiba, com representantes das outras seis universidades estaduais. Durante esta semana até a data da paralisação, materiais informativos serão distribuídos com o intuito de conscientizar a categoria sobre a situação do Plano de Carreira e também convidar para a paralisação de terça-feira.

Para o diretor do Sinduepg, professor Marcelo Bronosky, o movimento servirá como um alerta sobre o futuro da carreira docente no Paraná. “Nosso plano de carreira é fundamental para diminuir as nossas perdas inflacionárias em relação à data-base. O nosso objetivo é fazer com que todos os professores e professoras entrem na luta pela aprovação do Plano”, destaca.

Histórico do movimento

Em maio, as sete universidades estaduais do Paraná entraram em greve com a pauta da aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e a recomposição salarial (data-base). O governo estadual garantiu que o projeto tramitaria e seria encaminhado à Assembleia Legislativa (ALEP), situação que ocasionou no encerramento do movimento grevista. Porém até o momento nenhum projeto que trata da carreira dos docentes de ensino superior público do Paraná foi encaminhado para discussão como outras carreiras de servidores públicos que tiveram seus planos aprovados