Professores da UEPG retomam greve

16/04/2015 às 08:12

Em assembleia extraordinária geral realizada hoje, 16 de abril, os docentes da UEPG aprovaram a retomada da greve a partir do dia 22 de abril (quarta-feira). A decisão reflete a insatisfação dos docentes em relação ao Projeto de Lei (PL) 252-2015 referente à Reforma da Previdência em trâmite na Assembleia Legislativa.

Entre os motivos levantados pelos docentes na assembleia estão a necessidade de auditoria na gestão do Paraná   Previdência desde sua criação; pagamento da dívida do Governo junto ao Fundo Previdenciário e retirada da PL 252-2015 e abertura de ampla discussão  com os docentes das universidades.

O presidente do SINDUEPG, Marcelo Bronosky, destacou o poder de mobilização dos docentes. “Nós temos conseguido frear várias tentativas de golpe vindas do governo. Hoje temos um acúmulo político conquistado nas últimas lutas capaz de fortalecer ainda mais o movimento deste momento”. E concluiu lembrando o momento histórico que foi a última greve, em que, pela primeira vez, as 7 universidades estaduais se reuniram pela greve.

CENÁRIO ESTADUAL

Todas as universidades estaduais do Paraná já assinalaram que a pauta de retomada da greve faz parte da agenda dos próximos dias. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) também decidiu hoje por retomada da greve. No próximo sábado, todas as sessões sindicais do ANDES se reúnem em Curitiba para uma análise de conjuntura e tomada de decisão sobre a unificação do movimento.

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO

Os docentes aprovaram agenda de mobilização que terá início na próxima segunda-feira, 20 de abril, com reunião do comando de greve, na sede do SINDUEPG, às 16h. “A participação de todos os docentes é fundamental na retomada da luta pela manutenção dos nossos direitos”, avalia Gisele Masson, vice-presidente do sindicato.

O SINDUEPG reitera a importância da participação dos professores nas ações de mobilização. Lembrando que os canais de informação oficial são o site https://sinduepg.com.br/ e o facebook.com/sinduepg.sindicatodosdocentes.