REITORIA SE COMPROMETE A EMITIR NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A RECOMPOSIÇÃO DO CALENDÁRIO LETIVO DE 2016

28/11/2016 às 04:11

Foi protocolado na manhã desta segunda-feira, dia 28, documento redigido pela direção e assessoria do departamento jurídico do SINDUEPG, que solicita a retificação e/ou aprimoramento de redação em alguns pontos tratados nas ordens de serviço emitidas pela PROGRAD, em 18 de novembro de 2016.

Basicamente, o objetivo da solicitação por parte do sindicato é esclarecer questões relacionadas à recomposição do calendário letivo de 2016, de forma que os professores e professoras que aderiram às paralisações da greve não sofram qualquer tipo de retaliação ou perseguição nos seus departamentos. Na análise do texto das ordens, verifica-se que a redação pode ser melhorada no sentido de tornar mais claras algumas situações, como por exemplo, da recomposição do calendário para disciplinas com aulas concentradas em dias afetados por recessos acadêmicos (feriados, vestibular etc.), em especial nas segundas e sextas-feiras.

Além da entrega do documento, a direção solicitou uma reunião com a reitoria nesta mesma manhã e, acompanhados de professores do grupo de apoio da categoria, discutiram os pontos apresentados no documento. Dessa conversa ficou acertado que a UEPG deverá emitir nota esclarecendo que os casos omissos nas referidas ordens, apontados pelo SINDUEPG e também os que eventualmente possam surgir, serão tratados pelos colegiados de curso, com a garantia de que as reposições não gerem sobrecarga para os alunos e garantam, sobretudo, a qualidade pedagógica.

“Da mesma forma que a UEPG está preocupada com a qualidade das reposições sem prejuízo pedagógico para os alunos e alunas, nós queremos além disso, a garantia de que os direitos daqueles que aderiram à greve sejam respeitados e estes não venham a sofrer qualquer forma de prejuízo ou retaliação no âmbito institucional, em especial, nos seus departamentos. Entendemos, portanto, que a Ordem de Serviço não pode estimular ou referendar atitudes que impeçam os professores que aderiram à greve de, respeitados os direitos dos alunos, também terem sua autonomia didático-pedagógica respeitada”, afirma a presidenta do SINDUEPG, Rosângela Petuba.

A direção do SINDUEPG ficará no aguardo da publicação da nota por parte da reitoria. Segundo o vice-presidente, Gilson Burigo, o sindicato segue atento aos desdobramentos e disponível para esclarecer dúvidas quanto ao calendário e denúncias quanto a situações de abuso de poder nas relações de trabalho dentro da instituição.

***A versão digitalizada do documento protocolado encontra-se disponível para Download na opção DOCUMENTOS, neste site.