Seminário em Defesa das Águas debate aterro sanitário

10/03/2015 às 09:12

O Fórum das Águas dos Campos Gerais, em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG), promove, nesta quarta-feira (11/03), o 'Seminário em Defesa das Águas dos Campos Gerais'. Os debates ocorrerão no auditório do PDE (Campus Uvaranas), a partir das 19 horas.

O evento visa apresentar e debater resultados de pesquisas da UEPG e dados históricos, ambientais, técnicos e legais referentes às alternativas para implantação de novo aterro sanitário em Ponta Grossa. Tal debate decorre da necessidade de definição de alternativa sustentável para substituir o Aterro Botuquara, em vias de esgotamento, e das muitas irregularidades que cercam o aterro privado em construção na cidade.

A programação compreende breves pronunciamentos sobre histórico do caso, mananciais hídricos subterrâneos e superficiais, patrimônio ambiental, direito à água e aspectos legais e critérios para disposição final de resíduos sólidos. Os pronunciamentos serão seguidos de debate sobre o tema.

O evento é aberto à população e os participantes receberão certificado da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).