Sindicatos cobram posicionamento da reitoria sobre LGU

04/12/2021 às 17:26

As atuais diretorias da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Ponta Grossa (SINDUEPG) e do Sindicato dos Técnicos e Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINTESPO) enviaram um ofício ao reitor da UEPG, prof. Miguel Sanches Neto, referente ao encaminhamento do Projeto de Lei que visa dispor sobre os parâmetros de financiamento das Universidades Públicas Estaduais do Paraná, também conhecida como Lei Geral das Universidades (LGU).

No documento os sindicatos solicitam a urgente divulgação e organização de debates do presente Projeto de Lei que envolvam de forma democrática e transparente todos os segmentos da comunidade acadêmica, convocação urgente do Conselho Universitário para discussão acerca do tema, a colaboração da universidade no para organizar a reunião de um Conselho Universitário Unificado em modo virtual. Por fim o ofício também solicita um claro posicionamento da reitoria sobre o processo, o teor e conteúdo da nova versão da LGU.

Segundo o texto do documento, não houve qualquer transparência no processo de discussão do Projeto de Lei que não apresenta nenhum avanço em relação às versões anteriores, as quais foram rejeitadas por unanimidade pelas comunidades acadêmicas e Conselhos Superiores de todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná.