SINDUEPG participa de reunião com Conselho de Reitores

19/04/2023 às 11:15

As seções sindicais que compõem o Comando Sindical Docente do Paraná se reúnem nesta quarta-feira, 19, com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), órgão que congrega todos reitores das Instituições de Ensino Superior paranaenses. O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa participa do encontro representado pela professora Marilisa do Rocio Oliveira. A reunião faz parte de uma agenda lutas que busca recuperar a defasagem salarial de 42% que foi acumulada nos últimos sete anos de arrocho.

Na terça-feira da semana passada, 11, docentes que representavam os sindicatos filiados ao Andes S/N no Paraná conversaram com deputados estaduais para explicar a necessidade de reposição salarial nas instituições de ensino superior público. Na mesma data, as entidades sindicais docentes realizaram diversas atividades de mobilização nas Universidades. Na UEPG, a paralisação alcançou mais de 90% de adesão dos professores.

Seções sindicais indicam greve

Cinco Seções Sindicais docentes no Paraná (Unespar,  UEL, UEM, Unicentro e Unioeste)  aprovaram indicativo de greve a partir de maio em Assembleias Gerais realizadas na última terça-feira, dia 18 de abril. A reivindicação que motiva a decisão é a defasagem salarial acumulada de  42%.