Sinduepg participa de reunião com secretarias do governo do estado em Curitiba

18/09/2023 às 14:54

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) participou, nesta quinta-feira, 14, de reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Bona, em Curitiba. O encontro, agendado pelo Comando Estadual de Greve, teve objetivo de acompanhar as atualizações sobre o Plano de Carreira dos Docentes.

Segundo informações do Comando Estadual, o secretário Aldo Bona infirmou que alguns itens da contraproposta foram aprovados, ainda que informalmente, pelo governo do Estado. Para o diretor do Sinduepg, professor Marcelo Bronosky, a aprovação ainda não é garantida. “Apesar desse anúncio, ainda que sinalize algum avanço em relação à Casa Civil e Seti, a contraproposta não foi oficializada pelo governador”, destaca.

Entre as reivindicações do movimento sindical que estão sendo debatidas pelo governo estadual estão o reajuste do vencimento básico para R$ 4.420,55, equiparando ao piso nacional do magistério da educação básica; o auxílio alimentação para os docentes na ativa no valor de R$ 634,00; e a ampliação do Adicional de Titularidade.

Ainda de acordo com o Comando Estadual, algumas demandas da categoria foram alteradas em relação ao texto originalmente proposto, como a retirada da previsão de criação do professor Associado nível D e a eliminação da possibilidade de ascensão ao cargo de professor titular no interior da carreira.

O Sinduepg e o Comando Estadual de Greve analisam que esses pontos devem constar na proposta do Plano de Carreira oficial do governo, e o documento deve ser apresentado o quanto antes à categoria de maneira oficial.