SINDUEPG realiza seminário sobre ParanaPrevidência

07/04/2015 às 08:12

Durante a tarde de ontem, 6 de abril, o SINDUEPG – Sindicato dos Docentes da UEPG promoveu no auditório do PDE, Seminário sobre ParanaPrevidência e os impactos do plano de custeio para os servidores públicos. O responsável por fazer a discussão do tema foi Ludimar Rafanhim,advogado especializado em Direito Previdenciário dos Servidores Públicos.

Ao fazer a abertura do evento, o presidente do SINDUEPG, Marcelo Bronosky lembrou que os servidores seguem em estado de greve e, portanto, devem estar atentos as iniciativa do governo na retirada de direitos dos servidores. Ludimar afirmou que as propostas apresentadas até agora pelo governo do estado não resolvem o problema previdenciário dos servidores, são sim, medidas para desonerar o caixa, apenas.

Ludimar apontou cinco pontos como sendo os principais desafios a serem alcançados nesse momento: mudar o modelo de gestão; retomar os debates prometidos em 2010; igualdade de tratamento previdenciário entre todos os servidores dos diferentes poderes; novos incrementos remuneratórios precedidos de cálculos atuariais e gestão democrática.

Além da exposição, Ludimar também respondeu dúvidas dos presentes, e afirmou que esses debates são importantes e fazem sentido se a intenção for mudar o sistema atual. E terminou dizendo acreditar que o melhor modelo que poderia ser adotado é o de autarquia, cumprindo com o estabelecido nas decisões de 2012 e fazendo os aportes financeiros necessários.

Está agendada audiência pública para amanhã, quarta-feira – 07 de abril, na Assembléia Legislativa para discutir a proposta do governo para o Paraná Previdência.  A audiência acontece no Plenário da ALEP a partir das 14h30. Todos os servidores estão convidados.