Aberto prazo de inscrições ao 59º CONAD

08/08/2014 às 11:12

O 59º CONAD será realizado na cidade de Aracaju, de 21 a 24 de agosto de 2014, organizado pela diretoria do ANDES-SN e pela ADUFS Seção Sindical, que sediará o evento. Os interessados em participar devem procurar o SINDUEPG para maiores informações.

O tema do evento expressa com clareza a continuidade e a persistência no cumprimento de princípios que são parte da luta histórica do ANDES-SN: Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública. Anos após anos, o projeto neoliberal continua presente. Ao contrário do que propala o governo, as ações do capital permanecem vivas e atuantes, minando todas e quaisquer tentativas de construção democrática e autônoma que beneficie o público, a coletividade, a produção e a distribuição da riqueza de forma igualitária, sem concessões como se fossem privilégios e sem visar a cooptação e a manipulação do povo para a manutenção de uma estrutura de poder que não liberta, ao contrário, escraviza.

Destinar 10% para a educação só em 2020 é temerário. As ações reformistas continuam vorazes. Todas atuam no sentido de dar curso às propostas internacionais de reforma da educação para o adestramento e a submissão aos cânones da produtividade, da competição e do individualismo, que tornem cada ser humano um microcosmo do capitalismo.

Os governantes são surdos à indignação das ruas, que é entendida como arruaça, não como clamor por mudanças. Respondem com a força das armas, com a exclusão dos que incomodam e colocam tapumes para que o feio não apareça.

Enquanto isso, o governo e as forças que a ele se aliam aumentam a pressão sobre os sindicatos que batalham pelos direitos dos trabalhadores. Ao contrário, a pelegada e os ditos sindicatos “amarelos” ganham o apoio do governo, pois não têm pejo de se prestar a esse triste papel de aliados para impedir a mudança e a transformação.

Caberá ao 59º CONAD a atualização do Plano de Lutas aprovado no 33º Congresso do Sindicato buscando respostas para os desafios da conjuntura atual. Também nesse CONAD, como prova da vitalidade do Sindicato, tomará posse a nova diretoria para o biênio 2014-2016.

Outras informações sobre o 59º CONAD encontram-se disponíveis no site do ANDES-SN.