Assembleia organiza luta pela recomposição salarial

14/07/2023 às 09:43

Professores e professoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, reunidos em assembleia nessa quinta-feira (13), decidiram manter o estado de greve a aprovaram calendário de mobilização para o mês de agosto. As atividades são motivadas pela demora por parte do Governo do Estado no encaminhamento do plano de revisão de carreira que visa recompor parte da defasagem salarial de 42% acumulada ao longo dos últimos sete anos.

Entre as ações planejadas estão reuniões com os departamentos, panfletagens e construção de paralisações de forma integrada com as demais universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, Unicentro, Unespar e Unioeste). A ideia é informar a categoria sobre o encaminhamento do plano, além de estimular a participação dos professores e professoras nas discussões sobre a proposta.

O plano de carreira foi apresentado ao Governo do Estado no dia 12 de abril e a expectativa era que ele seria enviado à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) até agosto, mas o próprio governo reconhece que esse prazo não será cumprido. Os sindicatos das universidades realizaram diversas reuniões com representantes da ALEP, SETI, APIESP e Casa Civil ao longo de todo o período, com o objetivo de cobrar agilidade no processo de tramitação da proposta e abrir canais de negociação. No entanto, ainda não foi estabelecido um cronograma para o encaminhamento do plano de carreira, que no momento se encontra em análise na Casa Civil.