Bernardo Pilotto defende garantia do percentual de investimentos para IEEs

25/09/2014 às 10:12

O candidato ao governo do Paraná Bernardo Pilotto (PSOL), a convite da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG), apresentou suas propostas ao Ensino Superior paranaense na tarde de ontem (25/09), em encontro com comunidade acadêmica na sede da entidade. Bernardo defendeu a vinculação orçamentária, ou seja, o reajuste do orçamento pelo percentual de aumento da inflação como forma de garantir automaticamente a manutenção dos verbas de custeio às instituições de ensino superior estaduais do Paraná (IEEs) e o cumprimento de 2% de investimento à ciência e tecnologia através das IEEs. Pilotto destacou sua história com o movimento docente, já que é funcionário da Universidade Federal do Paraná e tem participado dos principais movimentos reivindicatórios da categoria.

O candidato do PSOL assinou a Carta de Compromisso com os docentes da UEPG e com a universidade pública e gratuita, com a ampliação de investimentos para a ciência e tecnologia. Os candidatos Carlos Alberto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), por motivos de agenda, e os candidatos Geonisio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU), sem justificativa, não se disponibilizaram a apresentar suas propostas ao Ensino Superior do Paraná para a comunidade da UEPG. O SINDUEPG lamenta tal atitude.