Comando de Greve da UEPG cobra posicionamento da reitoria sobre autonomia

10/03/2015 às 09:12

A comunidade universitária aguarda posição do reitor sobre saída do Grupo de Trabalho (GT) da autonomia, constituído por meio de decreto 546/2015 do governador Beto Richa, conforme deliberou por unanimidade o Conselho Universitário (COU) da UEPG, no último dia 05/03. A decisão do COU determinou que o reitor encaminhe solicitação de extinção do decreto junto ao governo e, se não acatado, determinou pela sua imediata saída do Grupo de Trabalho. Entretanto, em nota, a Apiesp – Associação dos Reitores das IEE’s do Paraná, informou no âmbito da UEPG justamente o contrário:
“[...] o Conselho decidiu que o Reitor deve permanecer no GT, com o compromisso de defender, junto à Apiesp, a modificação ou revogação do decreto e a edição de um novo instrumento que possibilite a ampliação do prazo para a conclusão dos trabalhos e a representatividade do grupo, contemplando todos os segmentos da comunidade universitária.” Leia mais aqui.
Todavia, a decisão do COU foi clara no sentido de solicitar a extinção do decreto e não a sua modificação, assim como a saída imediata do reitor, caso o decreto se mantenha.
Esta pauta é central nas reivindicações das universidades. Cabe lembrar que, por unanimidade, os docentes da UEPG deliberaram em assembleia pela saída do reitor e pela extinção do decreto, uma vez que não há condições, nem ambiente propício para se construir um projeto de autonomia que represente realmente os interesses de toda a comunidade universitária. Leia mais aqui.
Ainda na nota, a Apiesp informa que duas universidades já se retiraram do GT, demonstrando que não há consenso entre os próprios reitores sobre o modo como o governo pretende construir este projeto.

Sem democracia não há autonomia!

Comando Unificado de Greve da UEPG