Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

DEBATE SOBRE APA DA ESCARPA DEVONIANA

23/10/2018 às 05:10

      Nesta quinta-feira (25) acontece às 19h, no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, na cidade de Curitiba, o debate sobre a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. Em Ponta Grossa, a comunidade poderá acompanhá-lo, com transmissão ao vivo, no Grande Auditório da Reitoria da UEPG (Campus Central). Neste caso, a plateia poderá participar com perguntas que serão encaminhadas à mesa em Curitiba.

    O evento será mediado por Nathalia Lima Barreto, especialista (PUC-PR), mestre (PPGD-UFPR) e doutoranda pelo PPGMade-UFPR, Membro da Comissão de Direito Ambiental e da Comissão de Direito à Cidade da OAB-PR. Entre os debatedores estão: Gilson Burigo Guimarães, professor do Departamento de Geociências da UEPG, diretor do Núcleo Paraná da Sociedade Brasileira de Geologia, membro do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) e membro titular do Conselho Gestor da APA da Escarpa Devoniana; Luiz Antonio Lucchesi, engenheiro agrônomo, professor doutor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola DSEA/UFPR, membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e da American Society of Agronomy e Sergio Marcos Krieger, engenheiro civil, chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural (SEEC-PR), secretário executivo do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

     Segundo Gilson Burigo, esse debate atualiza e retoma uma importante discussão em torno do Projeto de Lei 527/2016, que prevê redução drástica da Área de Preservação Ambiental da Escarpa Devoniana. “A expectativa é de que tenhamos a oportunidade de mais uma vez destacar a importância ambiental, cultural e ecológica dos Campos Gerais e da Escarpa Devoniana. Do quanto este conjunto ímpar de nosso estado merece ser tratado com zelo e respeito, harmonizando a conservação do patrimônio natural e cultural com estratégias racionais de aproveitamento de seus recursos. Que devemos antes pensar em meios de integração, proteção e desenvolvimento em bases sustentáveis da região e não desfigurá-la para atender os interesses de poucos”.

     A organização do evento está por conta da Agepar (Associação Profissional dos Geólogos do Paraná), Instituto de Engenharia do Paraná, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), e Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias, e Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas.

    A transmissão realizada em Ponta Grossa pelo SINDUEPG conta com apoio da Sociedade Brasileira de Geologia e Movimento Pró-Escarpa. 

Veja entrevista com Professor Gilson sobre essa temática, realizada pelo SINDUEPG no mês de setembro/2018. https://www.youtube.com/watch?v=ZmoskNtAiOk