Greve dos Docentes da UEPG completa terceira semana com atividades diárias

02/06/2023 às 09:31

A greve dos professores e professoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa completa três semanas de paralisação. Nesta sexta-feira, 02, a agenda iniciou com blitz nos campis Centro e Uvaranas e reunião do Comando Estadual de Greve. Atualmente as sete universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, Unicentro, Unioeste, Unespar, UENP e UEPG) estão em greve pela reposição da defasagem salarial que atinge 42%.

No período da tarde o Comando Estadual de Greve se reunirá com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). Na sede do Sinduepg, o Comando de greve - que é aberto à participação de todos professores - avalia as ações do movimento. A agenda do dia encerra com nova blitz nos Campis Centro e Uvaranas.

Durante a semana os docentes fizeram panfletagens e intervenções apresentando os motivos da greve e Rádio Resistência no campus Uvaranas. Também nesta sexta-feira, 02, a agenda de greve apresenta o Cinegreve, na sala B108 haverá exibição gratuita dos filmes “A greve”, às 15h, e “Os catadores e eu”, às 19h. O evento é aberto ao público.

Mostra de Pesquisa e Extensão reúnem professores e alunos em praça pública

A praça do Ponto Azul na manhã desta quinta-feira, 01, foi espaço de encontro da mostra de pesquisa e extensão das ações realizadas pelos projetos da UEPG, atividade organizada pelo Sinduepg e que compôs a agenda de Greve Docente da universidade. Com o intuito de informar a população de Ponta Grossa sobre as diversas atividades realizadas pelos professores e alunos da UEPG que beneficiam a sociedade o evento reuniu diversos projetos e departamentos diferentes da instituição.

A professora Silvana Oliveira, uma das organizadoras da mostra, ressalta que a greve reivindica um reconhecimento, por parte do Governo, do trabalho desenvolvido nas universidades públicas estaduais. “Foi um evento muito alegre que demonstramos um pouco do que a UEPG faz pela comunidade e pela cidade. Muitos projetos foram apresentados. Nós percebemos o quanto nós trabalhamos para além daquela carga horária pela qual nós fomos contratados. Assumimos projetos de extensão e pesquisa significa o avanço do conhecimento, avanço daquilo que a universidade pode oferecer”, aponta a professora.