Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Moção de Apoio ao Movimento das Universidades Estaduais do Paraná contra o desmantelamento do Estado

27/07/2023 às 11:20

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem por meio desta manifestar seu apoio ao movimento paredista das Universidades Estaduais do Paraná (UEM, UEL, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO, UNIOESTE). Compreendemos e respaldamos os motivos que levaram ao recente movimento paredista, ora em suspenso, em busca de melhores condições de trabalho, de uma gestão autônoma e financeira (na contramão de uma LGU imposta pelo governo e que absorve grande parte dos recursos das universidades e causam ingerências graves na administração das Instituições bem como no próprio funcionamento de seus cursos de graduação), pela contratação de docentes efetivos em concursos públicos em números dignos das necessidades de cada IES e pela reivindicação de um percentual justo das perdas salariais acumuladas (42%) desde o governo pretérito até o governo de Ratinho Junior.

A deflagração do movimento paredista ocorreu em meio a uma política de não-diálogo, de não negociação e de imposições sucessivas de medidas que têm aumentado problemas danosos às Instituições, desde a precarização do trabalho dos servidores estaduais até à erosão de graduações que trabalham no limite de suas sustentabilidades. Dessa forma, a Ciência, a Cultura, a Educação, a inovação Tecnológica padecem num Estado cujas Instituições de Ensino Superior orgulham os paranaenses com seu potencial formador graduado e pós-graduado, com suas posições em rankings internacionais de qualidade e com políticas de inclusão e de valorização das mulheres pesquisadoras (a UEM foi reconhecida, em 2019, como a segunda universidade no mundo com o maior número de autoras mulheres de artigos científicos).

A valorização das Universidades, de seus servidores, de seus alunos é mister num Estado que deve garantir ensino público, gratuito e de qualidade. O trabalho dos professores vai além das salas de aula, envolvendo pesquisa, orientação e outras atividades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e científico.

Apoiamos todas as instâncias de luta que se moveram e se movem permanentemente na melhoria efetiva das IES do Paraná, contra imposições unilaterais e que atropelam toda a comunidade construtora da ciência, da educação e da tecnologia no Estado.

Neste sentido, solidarizamo-nos com os docentes, servidores e discentes das Universidades Estaduais do Paraná e nos colocamos ao lado da categoria na busca por uma educação superior valorizada e de excelência.