Não ao Fascismo. Não ao Nazismo.

10/10/2022 às 13:21

Nós do SINDUEPG achamos extremamente preocupante o recente episódio no qual, uma professora da Educação Básica da rede privada de ensino de Ponta Grossa, durante uma aula, e diante de alunos/as, pratica o gesto da saudação nazista. Segundo a escola medidas estão sendo tomadas, ainda que não tenham sido especificadas. Pois não é possível ser neutro, nem imprudente, quando se trata de nazismo. Nada pode justificar que um/a educador/a repita em sala de aula o gesto que representa a saudação ao regime mais funesto, perverso, e criminoso da história da humanidade.
Mas, o que ainda mais nos preocupa é que o episódio revela como o atual ambiente político vem sendo contaminado pelo radicalismo de extrema-direita. Vemos com muita preocupação como, em nosso cotidiano, muitos limites estão sendo ultrapassados, procurando normalizar gestos, palavras, atos e violências praticadas contra grupos, minorias, e o Estado Democrático, como se fossem manifestações da liberdade de expressão e pensamento. Não são. Quaisquer gestos, palavras, que indicam apologia ao nazismo, ao fascismo, ao racismo, ao autoritarismo não são toleráveis. São crimes previstos na legislação brasileira. E assim devem ser tratados com o devido processo, que é um direito assegurado, mesmo àqueles que não teriam sequer esse direito nos regimes que defendem.
Não aceitamos normalizar o que é crime, não há neutralidade diante do nazismo.
Que além das medidas cabíveis, ações educativas sejam tomadas para despertar a consciência, para evitar a banalização do mal, para que os estudantes desenvolvam a capacidade de estabelecer diálogos voltados para a aceitação da alteridade, a adoção de uma conduta ética em sociedade, e a defesa dos valores democráticos.