Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Retorno Presencial: pelo devido processo decisório!

24/01/2022 às 12:24

Nesta sexta feira a reitoria da UEPG publicou um informe sobre o retorno presencial. O mesmo dava conta de que a reitoria havia tido duas reuniões para tratar do assunto, uma com a administração e outra com a Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança da UEPG. Por fim, explicou que estava agendada reunião para amanhã, dia 25 de janeiro, para as deliberações e planejamento prévio de todos os envolvidos.

Esta atitude da gestão revela o cuidado necessário que precisa ser dado ao tema. Por outro lado, ao mesmo tempo, nos surpreendeu a organização improvisada de uma espécie de “enquete” informal sobre o retorno presencial que circulou pelo whatsapp entre os setores da universidade. Nesta “enquete” os coordenadores de cursos eram solicitados a se posicionar sobre duas “propostas” de data de retorno: PROPOSTA 1 - Manutenção do Retorno ao presencial no dia 07/02; PROPOSTA 2 - Adiamento do Retorno ao presencial no dia 07/03.

Sem quaisquer informações sobre esse procedimento de consulta e a forma como se inseria no encaminhamento do processo decisório sobre tema tão delicado; sem nenhum suporte informativo para tomada de decisão dos coordenadores/chefias de curso, simplesmente, se pedia que fosse feita uma escolha entre as duas “propostas”.

É profundamente lamentável que tal procedimento, uma enquete informal, tenha ocorrido dessa forma em momento novamente tão delicado da pandemia, em que vemos se elevar os índices de contaminação da nova variante, lançando dúvidas sobre o cenário. Tal procedimento, além de impróprio e indevido, apenas ampliou a ansiedade dos membros da comunidade, alimentou desencontro de informações, precipitou discussões sem base em dados concretos.

Esperamos que este procedimento indevido seja rápida e publicamente invalidado, e que seja restabelecido pela gestão o devido procedimento decisório sobre a questão, cuja deliberações devem se basear na expertise científica da Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança da UEPG, e nos caminhos institucionais previstos, para uma deliberação transparente e segura.