Professores iniciam segunda semana de Greve na UEPG

22/05/2023 às 10:42

Com 42% de perdas salariais, professores e professoras da UEPG seguem mobilizados na segunda semana de greve. Na manhã de hoje (22), foram realizados piquetes no Campus Centro e também em Uvaranas. Ainda durante o início do dia, representantes sindicais do ANDES S/N nas Universidades Estaduais se reuniram em Curitiba para traçar estratégias conjuntas de luta. Durante a tarde, o Comando de Greve na UEPG se reúne na sede do Sinduepg, sindicato que representa a categoria, para avaliar o movimento e organizar os piquetes que acontecem a partir das 18 horas no centro e em Uvaranas.

Docentes de todas as sete Universidades Estaduais (UEL, UEM, Unicentro, Unioeste, Unespar, UENP e UEPG) estão em greve pela reposição da inflação que não é paga pelo governo desde 2016. Ao longo desse tempo, os professores perderam 42% de massa salarial. Vale lembrar que a reposição é um direto garantido por lei e não vem sendo cumprido pelo governo do estado.

A greve motivou a suspensão do calendário universitário na Universidade estadual de Londrina. Demais universidades devem solicitar a mesma medida ainda nesta semana. Na UEPG, o pedido de suspensão do calendário foi aprovado em assembleia realizada na última quinta-feira (18).