Resistência docente no Paraná é lembrada na abertura do 35º Congresso do Andes

25/01/2016 às 08:01

Nesta segunda-feira (25) teve início o 35 Congresso Nacional do Andes-SN. O Evento reúne seções sindicais de todo Brasil em Curitiba até o próximo sábado, 30. Neste ano, o foco dos debates está na Defesa da educação Pública e gratuita e o direito dos trabalhadores. Esta é 3º vez o Congresso Nacional do Andes acontece no Paraná, justamente no momento em que os professores do Estado passam por um dos momentos mais difícil de sua história devido a greve que o setor das Universidades Estaduais passaram em 2015. A resistência dos professores no ano passado foi lembrada em diversas falas na cerimônia de abertura e deve pautar parte da discussão sobre a análise de conjuntura do Congresso. O professor Paulo Rizo, presidente Nacional do Andes avaliou que se por um lado nós tivemos um aumento da repressão violenta contra os trabalhadores, foi possível perceber também o fortalecimento do movimento de resistência graças a greve dos docentes. O 35º Congresso do Andes-SN acontece na sede da UTFPR no centro de Curitiba com cerca de 600 participantes do país todo. O Sinduepg é representado por dois delegados no congresso, a professora Cíntia Xavier e Manoel Moabis, do departamento de jornalismo da UEPG.