Reunião ampliada busca unificar movimento grevista no Paraná

17/02/2015 às 10:12

Reunião ampliada do Fórum Estadual dos Servidores Públicos do Paraná, na tarde da segunda-feira de Carnaval (16/02), registrou a presença de cerca de 40 dirigentes sindicais das diversas categorias profissionais que estão em greve ou em processo de paralisação.

O encontro aconteceu na sede da APP-Sindicato, em Curitiba, e contou com a participação de representantes do Sindicato dos Professores e Técnicos da UEPG (Sintespo) e da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG/ANDES-SN).

A iniciativa do Fórum Estadual dos Servidores Públicos do Paraná busca unificar o movimento grevista, que avança em todo o estado, com novas adesões a partir desta quinta-feira. Após relatos e análises dos participantes, ficou definido como indicação o fortalecimento de atividades integradas nas principais cidades do estado.

Nesta quinta-feira (19/02), a direção da APP-Sindicato faz uma primeira reunião, às 14 horas, em Curitiba, com representantes do governo para apresentar a pauta do movimento. Oportuno lembrar que esta agenda é da APP, ainda que a pauta seja unificada e a tendência e fortalecer integração do movimento.

Na avaliação da diretoria da APP, o ponto central da pauta é que o Governo se comprometa em não apresentar os projetos (‘pacotaço’) sem discutir com a população. E, assim, as entidades sindicais participem deste processo.

A orientação é que as diversas categorias profissionais mantenham e avancem na organização do movimento grevista ou de paralisação das atividades, nas diversas cidades e locais de trabalho. E ficou a indicação de planejar discussões, durante as manifestações e com os diversos setores da sociedade, para apresentar a situação e os desafios do serviço público no Paraná. Afinal, da forma como foi apresentado, o conjunto de medidas do governo busca enfraquecer o serviço público, atacando os direitos dos trabalhadores e sem questionar a estrutura que beneficia cargos comissionados e o desmonte do Paranaprevidência.

Greve avança com agenda própria em Ponta Grossa nesta quarta (18/02)

Amanhã (18/02), o Comando de Greve se reunirá, às 9 horas, na sede da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG) – Alameda Nabuco de Araújo, 500, Uvaranas, em frente ao Colégio Agrícola, para avaliação de ações e desdobramentos do movimento.