Sinduepg apoia luta pela obrigatoriedade do diploma de jornalista

01/09/2023 às 16:32

Ponta Grossa instala comitê que exige a aprovação da PEC 206/2012

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Sinduepg, participou do lançamento do Comitê Municipal de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista em Ponta Grossa. O comitê é uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e tem objetivo de cobrar a aprovação da Proposta de Emenda a Constituiçao 206/2012. A ementa  dispõe sobre a obrigatoriedade do diploma em curso superior de jornalismo para o exercício da profissão. O lançamento do comitê aconteceu na noite de quarta-feira, (30), na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

A luta da categoria dos jornalistas pela aprovação da PEC tem o apoio do Sinduepg e outras entidades de classe na cidade e no estado. A diretora do Sinduepg, professora Dilma Heloisa Santos, reitera a importância da formação universitária para a prática jornalística. “A Universidade é o espaço onde se forma a identidade profissional. É onde a gente tem a teoria, a prática e, fundamentalmente, a ética profissional”, afirma.

Em junho de 2009 tornou-se dispensável a obrigatoriedade do diploma para obter o registro de jornalista, a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC 206/2012 foi criada com a intenção de reverter esse cenário. Desde então, a categoria luta para que a proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados. A FENAJ lidera a campanha nacional pela exigência da formação superior em Jornalismo que concentra o o envolvimento dos 31 sindicatos de jornalistas profissionais do país.

Além do Sinduepg, o evento de instalação do comitê teve  a presença de representantes do Sindijor-PR, do Departamento de Jornalismo da UEPG (Dejor), do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor-UEPG), do Curso de Jornalismo da UniSecal e de políticos da região.

Foto: Daniel Klemba | Foca Foto