Sinduepg apoia reivindicação de Estudantes de Jornalismo pela contratação de Professores na UEPG

30/09/2022 às 09:25

A diretoria do Sinduepg vem, pelo presente, expressar total apoio à luta dos Estudantes de Jornalismo da UEPG, que reivindicam imediata contratação de Professores, já aprovados em teste seletivo da Universidade. É inaceitável a lentidão com que o problema está sendo tratado pela administração da UEPG, que joga a responsabilidade na agenda eleitoral. Os Estudantes de Jornalismo, sob direção do Centro Acadêmico João do Rio (CaJor UEPG), aprovaram paralisação das aulas e demais atividades até a próxima segunda-feira, pela ausência de Professores, que deixa 13 disciplinas sem atividades na grade horária semanal do Curso. Na manhã do dia 29 de Setembro, os Estudantes - com acompanhamento de Professores do Departamento - estiveram na reitoria da Universidade, onde fizeram um protesto e, em reunião com a administração da UEPG, cobraram imediatas providências.

O Sinduepg lembra que o ataque as Universidades Estaduais está em andamento, de forma acelerada, desde a aprovação da Lei geral das Universidades (LGU), que reduz o quadro de servidores e docentes das Instituições, Projeto do atual governo do Estado, aprovado pela maioria dos deputados. É urgente revogar a LGU, que só na UEPG prevê a retirada de 347 vagas de docentes efetivos (concursados) da instituição. Confira no estudo do Sinduepg quem são os deputados que aprovaram a LGU, que ataca os recursos humanos, que sustentam as 7 Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Unespar e UENP).

Manifestar solidariedade e apoio às lutas em defesa da Educação e da Universidade Pública é um compromisso do Sindicato dos Docentes da Uepg (Sinduepg/ANDES) e, por isso mesmo, a diretoria da Seção Sindical se coloca à disposição para auxiliar no que os Estudantes de Jornalismo necessitam para reivindicar a imediata contratação de Professores ao Curso de Jornalismo, pois se trata de uma em defesa da Universidade Pública.

Ponta Grossa, 29 de Setembro de 2022.