SINDUEPG INTEGRA ATO UNIFICADO DA GREVE DOS SERVIDORES NESTA QUARTA-FEIRA

03/07/2019 às 07:07

Os servidores estaduais realizaram na manhã desta quarta-feira, 3/7, a Marcha Unificada, atividade que reuniu grevistas de várias categorias no centro de Ponta Grossa. A manifestação teve a presença do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), professores da educação básica (APP-Sindicato), Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo), Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindarspen), entre outros representantes de trabalhadores da região, Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPG e movimentos sociais populares.

Os manifestantes se concentraram na Praça do Ponto Azul, no centro de Ponta Grossa, a partir das 9h, com faixas, cartazes e falas de ordem. Às 10h30, os manifestantes realizaram a marcha dos Servidores Públicos, que passou pelo Calçadão, escadaria do Terminal Central e Parque Ambiental, no QG da App.

Os servidores reivindicam o pagamento de 17,04% de reajuste da inflação desde 2016 e o arquivamento imediato do Projeto de Lei Complementar 04/2019, enviado pelo governo Ratinho Júnior para Assembleia Legislativa do Paraná. Os professores da UEPG reivindicam também o arquivamento da anteprojeto de Lei Geral das Universidades, proposta da Superintendência de Ciência e Tecnologia (SETI) do Governo do Paraná enviada às instituições de ensino superior do Estado, para análise até 15 de agosto. A Coordenação da Greve rechaçou a minuta no Seminário sobre a Lei Geral das Universidades realizado na terça-feira, 2/7, como atividade da greve dos professores da UEPG. O movimento considera o documento da SETI uma ameaça às Universidades Estaduais do Paraná, pois aponta para a privatização das instituições de ensino superior públicas.

No período da noite desta quarta-feira, 3, acontece um Painel sobre a Lei Geral das Universidades, que terá como painelistas os deputados estaduais Professor José Lemos (PT) e Arilson Chiorato (PT), e da professora Carina Alves da Silva Darcoleto, do Departamento de Educação da UEPG. A programação tem início às 19 horas no Auditório do PDE, no Campus Uvaranas.