Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

SINDUEPG realiza live sobre Mulheres na ciência na véspera do Dia Internacional das Mulheres

03/03/2022 às 19:24

Na próxima segunda-feira, 07 de março, a partir das 19h, a diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa fará uma edição especial do quadro SINDUEPG Convida. O bate-papo “Mulheres na ciência: luta por igualdade” será transmitido pelo Facebook do SINDUEPG e a comunidade poderá enviar perguntas para as participantes durante a transmissão.
Entre as convidadas estão a professora do departamento de história Georgiane Garabely Heil Vázquez, a professora do departamento de geografia Joseli Maria Silva e a servidora da UEPG Nilvan Laurindo Sousa. A mediação do encontro será também com duas convidadas, as professoras Profª Angela Ribeiro (do departamento de história) e Karina Woitowicz (do departamento de jornalismo).
Segundo alguns estudos recentes, o número de mulheres em programas de doutorado e pós-doutorado é inferior do que de homens, ainda que seja equiparável na graduação e no mestrado. Também há o “Efeito Matilda”, no qual as publicações feitas por mulheres são percebidas como de menor qualidade quando comparada com as dos homens. Mesmo diante do histórico, há um cenário com crescente melhora. O relatório “Gender in the Global Research Landscape”, publicado em 2017, mostrou que entre 2011 e 2015 na região dos EUA, União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Brasil, Dinamarca, Portugal, mais de 40% dos pesquisadores eram mulheres.